Postagens

Mostrando postagens de dezembro 1, 2019

Forças intermoleculares

Imagem
Forças intermoleculares são as forças exercidas para manter unidas duas ou mais moléculas. Elas correspondem a ligações químicas que têm a função de unir ou repelir as moléculas de um composto. As forças intermoleculares provocam estados físicos diferentes nos compostos químicos. Essa interação pode ser mais ou menos forte, conforme a polaridade das moléculas.

Reações químicas

Imagem
As reações químicas são o resultado da transformação que ocorre nas substâncias, onde os átomos rearranjam-se modificando seu estado inicial. Assim, os compostos químicos sofrem alterações gerando novas moléculas. Por sua vez, os átomos dos elementos permanecem inalterados.

Modelos atômicos

Imagem
Os modelos atômicos são os aspectos estruturais dos átomos que foram apresentados por cientistas na tentativa de compreender melhor o átomo e a sua composição. Em 1808, o cientista inglês John Dalton propôs uma explicação para a propriedade da matéria. Trata-se da primeira teoria atômica que dá as bases para o modelo atômico conhecido atualmente. A constituição da matéria é motivo de estudos desde a antiguidade. Temos também os modelos de Thomson, Rutherford e Bohr

sublimação

Imagem
A sublimação é a mudança do estado sólido para o estado gasoso e vice-versa, sem passar pelo estado líquido. Para uma substância sofrer o processo de sublimação é necessário que esteja submetida a determinados valores de temperatura e pressão. A naftalina e o CO 2 sólido (gelo-seco) são exemplos de substâncias que sofrem sublimação nas condições ambientes.

Flotação

Imagem
Flotação é um método de separação de misturas heterogêneas sólidas e líquidas . Para tanto, são inseridas bolhas de ar no líquido, nas quais um dos elementos se adere e acaba se separando do outro elemento no qual estava misturado. O fato de um elemento aderir às bolhas acontece em função de uma interação hidrofóbica (hidro, vem de água, enquanto fóbica, vem de fobia, o mesmo que medo). Isso quer dizer que o elemento não interage com a água, por isso, afasta-se dela. O afastamento, por sua vez, causa tensão na superfície do líquido, o que se manifesta como uma espuma, resultado do processo de separação.

Polaridade das moléculas

Imagem
De acordo com a polaridade, as moléculas são classificadas em polares e apolares . Ao submeter uma molécula a um campo elétrico (polos positivo e negativo) e ocorrer uma atração devido às cargas, essa molécula é considerada polar. Quando não há orientação em direção ao campo elétrico, trata-se de uma molécula apolar. Outra maneira de identificar a polaridade é através da soma dos vetores de cada ligação polar da molécula, pois em uma molécula apolar, o momento dipolar resultante ( ) é igual a zero. Quando é diferente de zero, a molécula é polar. De maneira geral, dois fatores influenciam a polaridade das moléculas: a eletronegatividade dos átomos e a geometria molecular.

tabela períodica

Imagem
Uma das formas que os elementos químicos são organizados é através de famílias, que correspondem as sequências verticais da tabela periódica. As 18 colunas da tabela agrupam os elementos de acordo com as semelhanças nas propriedades químicas. Organizar os elementos químicos em famílias foi uma maneira prática de estruturar as várias informações encontradas e apresentá-las de maneira simples. Pela contribuição de muitos cientistas e de várias tentativas de arranjar os dados, a tabela periódica evoluiu, estabelecendo uma ordem para dispor os elementos.

Estequiometria

Imagem
A estequiometria é responsável pela análise quantitativa da composição das substâncias consumidas e formadas em uma reação química. O cálculo estequiométrico estabelece uma relação entre as quantias de reagentes e produtos de uma reação química.